sábado, 7 de setembro de 2019

Monstros

O premiado espetáculo argentino, com montagens no Uruguai e República Dominicana, apresenta uma temática pouco comum ao gênero musical. Pais que têm filhos especiais, a dificuldade de lidar com eles no âmbito familiar e social, bullying e violência. O espetáculo do argentino Emiliano Dionisi é contemporâneo e impactante. A tradução é de Victor Garcia Peralta. Quanto a esta, tem-se, às vezes , a sensação de que em português , principalmente nas canções, há palavras em demasia.

Tendo nas mãos um texto profundo, a direção de Victor Garcia Peralta optou por apresentar de frente, sem subterfúgios, a crueldade, a falta de compreensão do universo de crianças especiais, a monstruosidade da qual alguns são capazes. Isto tudo está na encenação muito bem desenvolvidos. No entanto, a opção por marcações pouco dinâmicas, com extrema redução de recursos, torna o espetáculo árido e com uma atmosfera pesada. 

No elenco, dois artistas que são referências no teatro musical: Claudio Lins e Soraya Ravenle interpretam quatro personagens, os pais e seus próprios filhos. Inicialmente, o ator atua de forma distante, por demais técnica e com o decorrer da encenação encontra sua melhor maneira de expressão. Ao fim, sua atuação emocionada engrandece o espetáculo. Ela, maravilhosa atriz, tem uma atuação cheia de nuances. Há tons diversos em sua maneira de dizer o texto. Os poucos momentos de humor do espetáculo surgem através de sua personagem. Seu desempenho é intenso, de uma entrega absoluta. Cantores excepcionais, ainda que interpretando canções que nesta montagem são pouco melodiosas.

As músicas originais de Martin Rodriguez, com tradução e versões de Victor Garcia Peralta e Claudio Lins, ganharam novos arranjos de Azullllllll. Na montagem argentina havia uma banda em cena. Não é o que ocorre aqui. A direção musical de Azullllllll apresenta um trabalho muito rico, presente em cena com um set eletrônico, contribuindo para criar atmosferas da infância, de suspense, de tensão e terror.

O cenário de Fernando Rubio, o figurino de Claudio Tovar e a iluminação de Maneco Quinderé são adequados à proposta visual comedida da encenação. 

"Monstros" inova ao tratar de temática tão árdua no gênero musical, pena ser apresentado de modo tão seco.





Serviço:
Monstros
Teatro PetroRio Das Artes - Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52 - 2º 
Piso Telefone: 2540- 6004
Temporada: 06 de setembro a 27 de outubro
Sexta e sábado, às 21h e domingos, às 20h
Duração: 1h40
Classificação Etária: 14 anos
Ingressos: R$ 80,00 ( inteira ), R$ 40,00 ( Meia )
Funcionamento da bilheteria: 2ª a domingo, das 15 às 20h. Após às 20h somente para as peças do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário