Moléstia é um desses espetáculos que tem o dom de
causar impacto.
Breno e Mabel hospedam o amigo Cadu que tem por ambos
uma relação de amizade e atração física. Quando ocorre o abuso de Thiago, filho
autista do casal, Cadu se torna o principal suspeito. O instigante texto de Herton Gustavo
Gratto, tratando de assunto importante e sempre atual, não tem como enredo
apenas a troca de acusações sobre o hediondo crime contra uma criança. Mostra
personagens que, muito mais do que estereótipos do machão, da esposa, do
sedutor, da religiosa, contém a ambiguidade da natureza humana, ora condizente,
ora por demais dissonante. Diálogos certeiros e personagens dúbios bem
construídos resultam num texto de alta qualidade.
A direção de Marcéu Pierrotti une linguagens
distintas: teatro e cinema. Filmadas pelos atores que delas não participam, as
cenas expostas ao fundo revelam novos detalhes. A movimentação dos elementos cenográficos
por todo o espaço oferece ao público outros ângulos das personagens. O jogo cênico
proposto pela direção atinge seu objetivo e provoca no espectador sensações,
pensamentos e conclusões contraditórias. As cenas alcançam diversas vezes
situações extremas, o que torna difícil para o público chegar a um veredito.
Felipe Dutra vivendo Breno, o marido machão, evidencia muito bem toda a fragilidade escondida atrás da agressividade de
seu personagem. Camila Moreira, como a esposa Mabel, atua com propriedade e
constrói uma personagem insatisfeita no casamento, mas que seduz quando lhe
convém. A dificuldade em lidar com o filho autista fica perfeitamente
demonstrada pelos atores. A
qualidade do desempenho de Ciro Sales nos coloca ao alcance das múltiplas
facetas de Cadu, um personagem sedutor, cativante, mas essencialmente dúbio. Deborah
Figueiredo interpreta com excelência a Madre Superiora Conceição, diretora da escola
onde ocorreu a moléstia e convocada para solucionar o conflito. Adotando uma postura
sóbria que vai se desfazendo no ápice da tensão, a atriz compõe com nuances toda
a complexidade da personagem.
A concepção dos figurinos de Ticiana Passos auxilia na
compreensão dos personagens. Em tonalidades do azul ao preto, causam a impressão de que todos eles possuem algo semelhante em sua natureza.
A iluminação de Francisco Rufino, destacando e
pontuando algumas marcas contribui para enaltecer a atmosfera das cenas.
Moléstia, sem dúvida, é um dos grandes espetáculos da
temporada!
Local: Teatro Glaucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana)
Temporada: quartas e quintas de 3 a 25 de outubro, às 20h30
Valor do ingresso: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (Meia entrada)
* os ingressos são vendidos pelo ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)
** preços especiais para grupos organizados, entrando em contato prévio com a produção
Duração: 50 minutos
Assisti ao espetáculo e adorei!!! Parabéns pela crítica detalhada e muito bem escrita.
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