quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Moléstia



Moléstia é um desses espetáculos que tem o dom de causar impacto.

Breno e Mabel hospedam o amigo Cadu que tem por ambos uma relação de amizade e atração física. Quando ocorre o abuso de Thiago, filho autista do casal, Cadu se torna o principal suspeito. O instigante texto de Herton Gustavo Gratto, tratando de assunto importante e sempre atual, não tem como enredo apenas a troca de acusações sobre o hediondo crime contra uma criança. Mostra personagens que, muito mais do que estereótipos do machão, da esposa, do sedutor, da religiosa, contém a ambiguidade da natureza humana, ora condizente, ora por demais dissonante. Diálogos certeiros e personagens dúbios bem construídos resultam num texto de alta qualidade.

A direção de Marcéu Pierrotti une linguagens distintas: teatro e cinema. Filmadas pelos atores que delas não participam, as cenas expostas ao fundo revelam novos detalhes. A movimentação dos elementos cenográficos por todo o espaço oferece ao público outros ângulos das personagens. O jogo cênico proposto pela direção atinge seu objetivo e provoca no espectador sensações, pensamentos e conclusões contraditórias. As cenas alcançam diversas vezes situações extremas, o que torna difícil para o público chegar a um veredito.

Felipe Dutra vivendo Breno, o marido machão,  evidencia muito bem toda a fragilidade escondida atrás da agressividade de seu personagem. Camila Moreira, como a esposa Mabel, atua com propriedade e constrói uma personagem insatisfeita no casamento, mas que seduz quando lhe convém. A dificuldade em lidar com o filho autista fica perfeitamente demonstrada pelos atores. A qualidade do desempenho de Ciro Sales nos coloca ao alcance das múltiplas facetas de Cadu, um personagem sedutor, cativante, mas essencialmente dúbio. Deborah Figueiredo interpreta com excelência a Madre Superiora Conceição, diretora da escola onde ocorreu a moléstia e convocada para solucionar o conflito. Adotando uma postura sóbria que vai se desfazendo no ápice da tensão, a atriz compõe com nuances toda a complexidade da personagem.

A concepção dos figurinos de Ticiana Passos auxilia na compreensão dos personagens. Em tonalidades do azul ao preto, causam a impressão de que todos eles possuem algo semelhante em sua natureza.

A iluminação de Francisco Rufino, destacando e pontuando algumas marcas contribui para enaltecer a atmosfera das cenas.

Moléstia, sem dúvida, é um dos grandes espetáculos da temporada!



Local: Teatro Glaucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana)

Temporada: quartas e quintas de 3 a 25 de outubro, às 20h30

Valor do ingresso: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (Meia entrada)
* os ingressos são vendidos pelo ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)

** preços especiais para grupos organizados, entrando em contato prévio com a produção

Duração: 50 minutos



Um comentário:

  1. Assisti ao espetáculo e adorei!!! Parabéns pela crítica detalhada e muito bem escrita.

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