quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Cuidado! Animais na Pista



 Uma girafa na cozinha, livros literalmente devorados, peixes no café da manhã.

 Esses são apenas alguns ingredientes do espetáculo Cuidado! Animais na Pista.

 Ao sentar em sua cadeira e relatar que parou de dormir, assim de repente, a personagem passa a vivenciar ou imaginar, eis a questão, experiências surreais que a conduzem a uma metamorfose.

 O texto de Eliane Costa, também atriz e idealizadora do espetáculo, surgido através de livre inspiração no livro SONO de Haruki Murakami, é muito bem construído em todas as passagens que ligam acontecimentos incomuns e extraordinários em tom de humor dramático. O riso surge tão natural como o espanto, por algo que não se espera de modo algum. Rimos porque nos identificamos ou do que ridicularizamos e somos surpreendidos com o movimento desordenado daquela pessoa insone. Abundante em detalhes, referências literárias, cinematográficas e musicais, o texto conduz o espectador a uma experiência ímpar. Faz nascer, inclusive, a vontade de ler o texto.

 A atriz compõe com perfeita naturalidade sua personagem. Dessa forma, a exposição dos pensamentos e a demonstração dos fatos (fatos?), fluem e provocam um olhar sempre atento da plateia. Há um verdadeiro casamento entre texto, atriz, direção e ambientação cênica.

 A direção de Rubens Camelo, com poucos elementos cenográficos, mas com criativa marcação cênica faz o espectador imaginar cada detalhe dos cômodos, dos ambientes externos, de outros sujeitos existentes para aquela mulher. O diretor imprime um ritmo intenso e constrói atmosferas que beiram o absurdo, bem de acordo com os estados da personagem. Os precisos movimentos da atriz ficam a cargo de Márcia Rubin.

 A utilização dos objetos de tricô, criados por Ticiana Passos, também responsável pelo figurino, é um ponto alto. No espetáculo, esses elementos se transformam em tantas coisas e tudo com muita funcionalidade que é melhor deixar para o espectador a grata descoberta.

 Completando a excelência do espetáculo, a iluminação de Paulo Denizot traz nuances de penumbra, claro e escuro, aproximando a plateia do universo interior da personagem.

 Esse espetáculo merece, e muito, a ida ao teatro.




Teatro Municipal Maria Clara Machado
Planetário da Gávea – Rua padre Leonel Franca, Nº 240 – Gávea.  (21) 2274-7722
Temporada : De 12/09 a 04/10 - Quarta e quinta às 21h
Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia)
Duração: 55 minutos
12 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário