quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Se Você Tivesse Falado


O espetáculo baseado em "Otelo", de Shakespeare e no livro de Christine Brückner " Se Você Tivesse Falado, Desdêmona" aborda a fala da personagem trágica, de forma doce e meiga como ela própria se define e por isso mesmo forte e pungente.
E se Desdêmona tivesse falado, e se tantas mulheres brutalmente assassinadas, violentadas, estupradas, espancadas não silenciassem? Esse é o maior significado da peça, infelizmente cada vez mais atual.
Apesar do contexto ser fidedigno a essa cruel realidade, principalmente por ter crescido e muito a violência contra a mulher durante a pandemia, a direção e a interpretação da atriz Viviani Rayes busca o polo oposto mostrando com delicadeza, suavidade e sutileza esta violência.
Vê-se um céu lindamente azul quando em off Otelo, o esposo enciumado, agressivamente a manda calar, quando esbraveja e expõe seu ódio insano contra a mulher. Aqui vale destacar a interpretação de Yashar Zambuzzi, muito bem nos momentos de explosão.
Por obra da feliz direção, a ação se dá com pétalas vermelhas sobre um lençol que sugere uma relação despedaçada, mas que por outro lado, embeleza cada fala da personagem. A atriz interpreta com minúcia, com detalhes preciosos de expressão e modulação vocal, com maturidade e domínio. Suas escolhas tornam a personagem cada vez mais surpreendente.
Um belíssimo trabalho! Uma forte denúncia!

Vocês poderão assistir no facebook viviani. rayes nas seguintes datas: 08, 09, 15 e 16 de setembro, às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário